Olá, vamos aprender a lançar receitas, despesas e transferências aqui no Controlle?

Para cadastrar seus lançamentos, clique no menu Lançamentos, botão "+", e selecione uma das opções: Receita, Despesa ou Transferência.

Fazendo Lançamentos

Ah! Importante saber: todos esses botões, também estão localizados no acesso rápido da Visão Geral.

Caso queira um tópico mais completo sobre Lançamentos, clique aqui.

Bem, vamos ao que interessa? Nesta página os tópicos abordados serão:

  1. Lançar uma despesa
  2. Lançar uma receita
  3. Lançar uma transferência
  4. Incluir um lançamento que se repete

Lançar uma despesa

Para fazer o lançamento de uma despesa, você precisa clicar no botão "+" e selecionar a opção "Despesa". Lançando Despesa

Nessa janela, você vai preencher todas as informações relacionadas à essa despesa, da seguinte forma:

  1. Descrição: Nesse campo você precisa digitar algo que facilite a identificação da despesa, na lista de movimentações. Por exemplo: Aluguel, Telefone, Energia, Material de Escritório, etc.
  2. Valor: Insira o valor da despesa que está lançando. Lembrando que, se for uma despesa parcelada, você deve informar o VALOR DA PARCELA e não o valor total da despesa.
  3. Data: Selecione o dia, mês e ano de vencimento da despesa.
  4. Conta: Selecione a conta bancária, cartão de crédito ou caixa que vai ser usado para pagar essa despesa.
  5. Categoria: A categoria é uma forma de detalhar melhor as despesas da sua empresa. Por exemplo: Categoria, Escritório e subcategoria Aluguel, Material de Escritório, Limpeza, Telefone, etc.
  6. Fornecedor: Selecione o fornecedor do produto ou serviço para quem está indo o dinheiro.
  7. Centro de custos: É uma maneira de controlar as despesas da sua empresa separando por setor, deixando esse controle ainda mais detalhado. Por exemplo: categoria - Escritório, subcategoria - Material de Escritório, centro de custo Comercial.
  8. Tags: As Tags servem para você ter um controle ainda maior das despesas da tua empresa, por exemplo, um evento no setor comercial da empresa, para apresentação de um serviço ou produto novo, você pode colocar como tag Evento X.
  9. Anexar arquivo:Você também pode anexar arquivos aos teus lançamentos, um comprovante, uma nota fiscal, enfim, o que achar necessário. Porém, é possível anexar um arquivo por lançamento e com tamanho de no máximo 5 mega.
  10. Observação: Para que você possa armazenar informações adicionais sobre uma movimentação, detalhes como método de pagamento utilizado, valor dos juros etc.
  11. Repetir despesa: Deve ser utilizado em caso de uma movimentação recorrente, ou seja, que irá ocorrer mais de uma vez, por ser uma despesa fixa ou parcelada.
  12. Inserindo informações


Quando terminar de preencher todas as informações necessárias, clique em "Adicionar". Caso queira adicionar mais de uma despesa, clique em "salvar e adicionar outra".

Salvando lançamentos

Lançar uma receita

Para fazer o lançamento de uma receita, você precisa clicar no botão "+" e selecionar a opção "Receita".

Lançando Receita

Nessa janela, você vai preencher todas as informações relacionadas à essa receita, da seguinte forma:

  1. Descrição: Nesse campo você precisa digitar algo que facilite a identificação da receita, na lista de movimentações. Por exemplo: Serviços, Criação de banner, Taxa de deslocamento, etc.
  2. Valor: Insira o valor da receita que está lançando. Lembrando que, se for uma receita parcelada, você deve informar o VALOR DA PARCELA e não o valor total da receita.
  3. Data: Selecione o dia, mês e ano de vencimento da receita.
  4. Conta: Selecione a conta bancária, cartão de crédito ou o caixa que vai entrar essa receita.
  5. Categoria: A categoria é uma forma de detalhar melhor as receitas da sua empresa. Por exemplo: Categoria, Banner e subcategoria Criação de banner, Montagem do banner, Deslocamento, etc.
  6. Cliente: Selecione o cliente que você vendeu o produto, ou prestou algum serviço.
  7. Tags: As Tags servem para você ter um controle ainda maior das receitas da tua empresa, por exemplo, um banner desenvolvido para uma empresa que promove eventos, pode usar a tag "promocaox".
  8. Anexar arquivo:Você também pode anexar arquivos aos teus lançamentos, um comprovante, uma nota fiscal, enfim, o que achar necessário. Porém, é possível anexar um arquivo por lançamento e com tamanho de no máximo 5 mega.
  9. Observação: Para que você possa armazenar informações adicionais sobre uma movimentação, detalhes como método de recebimento utilizado, valor dos juros etc.
  10. Repetir receita: Deve ser utilizado em caso de uma movimentação recorrente, ou seja, que irá ocorrer mais de uma vez, por ser uma despesa fixa ou parcelada.
  11. Inserindo informações


      Quando terminar de preencher todas as informações necessárias, clique em "Adicionar". Caso queira adicionar mais de uma receita, clique em "salvar e adicionar outra".

      Salvando lançamentos

      Lançar uma transferência

      Para realizar uma transferência, você precisa clicar no botão "+" e selecionar a opção "Transferência".

      Lançando Transferência

      Nesta janela, preencha todas as informações relacionadas a essa transferência, da seguinte forma:

      1. Descrição: Digite algo que facilite a identificação da transferência na listagem de movimentações. Por exemplo: Pagamento do cartão de crédito, Aluguel, etc. Caso você deixe este campo em branco, o sistema preenche automaticamente utilizando o nome das contas envolvidas na transferência.
      2. Valor: Insira o valor a ser transferido.
      3. Data: Selecione o dia, mês e ano da transferência.
      4. Categoria: Selecione a categoria dessa transferência. A categoria é uma forma de classificar transferências similares como salários, prestações de serviços etc.
      5. Conta origem: Selecione a conta de onde o dinheiro vai sair.
      6. Conta destino: Selecione a conta para onde vai o dinheiro.
      7. Repetir: Deve ser utilizado em caso de uma movimentação recorrente, ou seja, que irá ocorrer mais de uma vez, por ser uma transferência fixa ou parcelada.
      8. Inserindo informações


      Quando terminar de preencher todas as informações necessárias, clique em "Adicionar". Caso queira adicionar mais de uma transferência, clique em "salvar e adicionar outra".

      Inserindo informações

      Incluir um lançamento que se repete

      Sabe aquela conta de energia, telefone, internet que você precisa pagar todo mês? Elas são apenas alguns exemplos de lançamentos que se repetem, por isso ao usar esse tipo lançamento você economiza o tão querido e precioso tempo.

      Para cadastrar um lançamento que se repete, escolha a movimentação desejada (receita, despesa ou transferência), preencha todos os campos e em seguida clique em "repetir".

      Lançamento que se repete

      Percebeu que ao clicar em "repetir", duas novas opções abriram? Ótimo! Agora vamos entendê-las:

      1. é um lançamento fixo: ao clicar nesta opção, opte entre anual, semestral, trimestral, bimestral, mensal, quinzenal, semanal ou diária.

      Despesa fixa

      1. é um lançamento parcelado: ao clicar nesta opção, coloque a quantidade de parcelas e especifique se vão ser anuais, semestrais, trimestrais, bimestrais, mensais quinzenais, semanais ou diárias.

      Despesa parcelada

      Mais rápido e prático, né? ;)