Essa seção provavelmente vai ser a mais utilizada no Controlle. Então pra tirar ela de letra, siga os passos da imagem abaixo:

O que você vai aprender nessa página:

  1. Visualizar detalhes de uma movimentação
  2. Editar os detalhes de uma movimentação
  3. Excluir uma movimentação
  4. Marcar uma movimentação como paga ou não paga
  5. Pagar ou receber um lançamento parcialmente

Visualizar detalhes de uma movimentação

O menu Lançamentos possui uma lista com os principais dados das movimentações da sua empresa.

Mas essa lista não responde perguntas como: Qual conta pertence essa movimentação? Quem efetuou esse lançamento e quando?

Pra visualizar os detalhes de uma movimentação, é só clicar em cima do lançamento desejado e visualizar todos os detalhes desse lançamento.

- Se o seu lançamento for uma receita, através dessa opção você pode: Marcar como pago ou não pago, Emitir nota fiscal, Emitir recibo, Duplicar, Editar, Excluir.

- Se o seu lançamento for uma despesa, através dessa opção você pode: Marcar como pago ou não pago, Emitir nota fiscal, Emitir recibo, Duplicar, Editar, Excluir.

Editar os detalhes de uma movimentação

Já imaginou fazer um lançamento e depois de salvar você perceber que digitou algo errado? Não precisa entrar em desespero, pois é muito simples resolver esse problema!

Para isso, é só clicar em cima do lançamento e depois em: Editar.

Após clicar no botão de edição, uma janela contendo as informações da movimentação vai abrir, e você pode editar as informações que precisa.

Caso o lançamento que esteja editando, seja do tipo fixo ou parcelado, assim que clicar em salvar, poderá escolher se quer alterar somente: o lançamento atual, o lançamento atual e os próximos, ou todos os lançamentos, inclusive os anteriores.

Atenção! É preciso ter muito cuidado ao alterar os lançamentos do tipo fixos ou parcelados, pois caso selecione a opção de alteração incorreta, todo o teu saldo pode ficar errado.

Ah! Não esqueça de clicar em "Salvar" ao terminar de editar a sua movimentação, ok?

Excluir uma movimentação

Excluir uma movimentação não é um bicho de sete cabeças. Muito pelo contrário, é fácil, simples e rápido.

É só clicar em cima do lançamento desejado e depois clicar em: Excluir.

Caso a movimentação que você quer excluir seja uma movimentação do tipo fixa ou parcelada, vai aparecer uma janela com as seguintes opções:

Escolha a opção desejada e pronto!

Marcar uma movimentação como paga ou não paga

Já notou esse ícone da mãozinha ao lado do valor das suas movimentações? Pois é, se ele estiver verde e pra cima, significa que o seu lançamento está PAGO/RECEBIDO, mas se estiver cinza e pra baixo, significa NÃO PAGO/NÃO RECEBIDO.

Quando uma movimentação ainda não foi marcada como paga e a data de vencimento já passou, esta movimentação fica destacada em amarelo e a mãozinha fica virada para baixo.

Pagar ou receber um lançamento parcialmente

Agora você pode fazer o pagamento ou recebimento parcial de um lançamento. É super simples, eu vou te explicar como funciona.

Primeiro você precisa localizar o lançamento na tua lista de lançamentos, e clicar na flechinha ao lado do lançamento, e depois em: Pagamento parcial.

Depois é só inserir o valor pago/recebido, selecionar a data do próximo pagamento/recebimento e clicar em salvar.

Prontinho, agora o valor restante vai aparecer na data em que selecionou.